jueves, 1 de mayo de 2008

COLETORES SOLARES (I)



Hoje vamos ver como podemos produzir água quente para tomar banho, cozinhar e até para calefação ; usando coletores solares. Um coletor solar na realidade é um sistema fechado que têm 5 elementos : os coletores solares, o reservatório, o sistema de distribuição, os controles, e a caixa de água.

A água fria entra ao coletor por baixo e sai quente pela parte superior rumo ao reservatório ; daí sai para o nosso uso, a água não consumida volta ao coletor por embaixo. A água está sempre circulando por termossifão, o que quer dizer que a água quente é mais leve e sobe, no entanto seu lugar é ocupado pela água fria mais pesada. Para que o termossifão funzione é necessário que o reservatório esteja instalado por cima do coletor, quando isto não acontece falamos de circulação forzada, a que se produz com uma bomba circuladora.

O coletor é o elemento do sistema que captura a energia solar que vai nos permitir esquentar água, há diversos modelos, o mais comum é do tipo plano o qual para seu correto funzionamento deve ser instalado voltado ao Norte ( para o hemisferio Sul ), com uma inclinação igual a latitude do lugar geográfico. Vai colocado apoiado no telhado da casa ou instalado no terraço do prédio.