miércoles, 7 de mayo de 2008

COLETORES SOLARES (II)



Básicamente é uma chapa de alumínio pintada de preto a qual vai-se esquentar com o sôl, mais uma serpentina de tubos de cobre no interior dos quais pôde circular a água, leva isolamento térmico e uma placa de vidro pela parte superior.

Existem também diversos tipos de reservatório térmico, eles estão formados por um reservatório interior de aço inox, com um isolante térmico de poliuretano e um revestimento exterior de alumínio ; geralmente vai oculto no telhado. O sistema de distribuição são o conjunto de tubos -exteriores ao coletor- por onde circula a água, estes são de cobre e também levan isolamento térmico. Finalmente temos os diversos controles como válvulas e registros, e o Controlador Diferencial de Temperatura com sua instalação elétrica. Este C.D.T. aciona a bomba enviando água quente ao reservatório quando a temperatura da água dos coletores é maior que a temperatura da água do reservatório.

Os coletores solares são eficientes ainda em dias com até só uma capa de nuvens. Mas sempre levam uma equipe de apoio : uma caldereta a gás ou elétrica, acontece que o coletor vai nos permitir reduzir o uso de esta poupando energia e dinheiro. Com o coletor produzimos água para cozinhar e o banho, atingindo temperaturas de 70 até 90 ºC segundo o fabricante- já para o uso em radiadores de calefação é necessária muita superficie de coletores : 2/3 da superficie do telhado deven ser coletores.

Próxima : Masdar