viernes, 25 de abril de 2008

TORRE CEFIRA (I)



A Torre Cefira encontra-se em Mar del Plata, Argentina, é um prédio de 7 andares com um total de 14 apartamentos e terraço ; neste último está instalado um aerogerador eólico que aproveita os ventos do lugar para produzir energia elétrica. Esta energia é limpa e renovável, algo muito importante nesta época de aquecimento global.

Temos cá uma adaptacão ao clima, a que ademais ve-se refletida nel aproveitamento da luz solar, em efeito mais do 80% do perímetro do prédio é vidrado usando-se o Duplo Vidrado Hermético o que providencia isolamento térmico. Mas também os muros e aberturas exteriores possuen essa qualidade, usando-se calefação de laje radiante elétrica com regulação térmica.

O aerogerador é potente o suficiente para suportar fortes ventos, ele produz 4,5 kw, seu custo são USD 10.000, mínima manutenção. Seu uso vai permitir uma poupança com as despesas do condominio, pois está previsto que a empresa distribuidora de energia elétrica receba a energia não consumida no prédio, depositando o dinheiro na conta bancária dele.